Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Análises

Análise do Asus ZenFone 3 Zoom, um telefone promissor com software ruim

A Asus não estava na mira da maioria dos compradores de telefonia dos Estados Unidos até o ZenFone 2 surgir alguns anos atrás com especificações sólidas e por um preço razoável. Mas a família ZenFone 3 não tem sido tão proeminente. Alguns anos foram necessários para que a Asus pudesse rolar esses dispositivos na América do Norte, e os preços não eram tão generosos. No entanto, existem mais variantes do ZenFone 3 que ainda estão sendo desperdiçados. O ZenFone 3 Zoom está em algum lugar no meio, com o preço mediano de R$1800 e o chip Snapdragon 625 de médio alcance.

O ZenFone 3 Zoom tem alguns aspectos muito impressionantes, como a enorme bateria de 5.000mAh e uma câmera com zoom ótico de 2.3x. Ao mesmo tempo, é muito decepcionante com uma versão antiga do Android, carregamento lento e botões de navegação sem retroiluminação. O resultado é um telefone que não chega a causar ódio, mas também não é um amor. Confira a análise do aparelho:

ESPECIFICAÇÕES

SoC: Snapdragon 625
RAM: 3GB
Armazenamento: 32GB
Display: 1080p de 5,5 polegadas AMOLED
Bateria: 5.000mAh
Câmara: Dual 12MP com abertura f / 1.7 e zoom óptico de 2,3x, câmera frontal de 13MP
Software: Android 6.0.1 com ZenUI
Medidas: 154 x 77 x 7,99 mm, 170 g

ZenFone 3 Zoom detalhes

LADO BOM do ZenFone 3 Zoom:

Duração da bateria: Este telefone deixa o Moto Z Play pra trás e obtém a melhor vida útil de uma bateria. Vai durar cerca de três dias de carga.
Câmera: O zoom ótico 2.3x deixa tudo bem limpo e claro
Qualidade de construção: A construção de alumínio torna o telefone mais caro e é “magro” por ter uma enorme bateria.

O QUE NÃO É TÃO BOM:

Botões de navegação: Os botões de navegação capacitivos não são iluminados, o que é simplesmente louco, Asus.
Câmera novamente: O desempenho de pouca luz não é tão bom quanto o anunciado. Sem OIS na lente de zoom.
Software Ships with Marshmallow. Asus ZenUI é pouco atraente e desajeitado.
NFC: não existe
Conectividade: Sem banda 12 LTE desabilita o Zoom ZenFone 3 na T-Mobile.
Carregamento: Parece usar o QC 1.0, que é muito mais lento do que os padrões atuais. Leva mais de 3 horas para carregar completamente a bateria.

DESIGN E DISPLAY:

O ZenFone 3 Zoom é um dos dispositivos mais bem projetados da família ZenFone 3. O chassi é feito principalmente de alumínio anodizado em vez do vidro endurecido usado em muitos telefones principais, e é surpreendentemente por ter uma bateria gigante. Na parte superior e inferior estão as tampas de plástico, que é onde você encontrará as antenas. Isso não prejudica a sensação premium do telefone, no entanto.

A parte de trás é o lugar de um sensor de impressão digital, e está no local certo – ao contrário do sensor voltado para trás da Samsung. O sensor do ZenFone 3 Zoom é passável, mas não é tão rápido quanto outros telefones como o G6 ou o OnePlus 3T. Também é um pouco mais lento do que o Pixel para reconhecer e desbloquear. O sensor não produz vibração quando reconhece um dedo, o que é incomum. Em vez disso, você só recebe uma vibração quando uma leitura falha. A maioria dos telefones faz um quando um desbloqueio é bem sucedido e dois quando ele falha.

Na parte superior do painel traseiro está a matriz de câmera dupla, cujo layout fornece aao dispositivo uma vibração definida do iPhone. A forma arredondada geral é bastante reminiscente do iPhone também. A borda inferior possui uma porta Tipo-C, uma tomada de fone de ouvido e um alto-falante único. O áudio neste telefone não é um ponto de venda, mas também não é ruim. Os botões de energia e volume na borda direita são clicados e não saem do comum.

Na parte inferior estão os botões de navegação capacitivos. Eles são sensíveis e na ordem correta, mas os ícones não são retroiluminados. É um flashback real para o ZenFone 2. A falta de uma luz de fundo torna os botões extremamente difíceis de usar em um ambiente fraco. Isso é simplesmente ruim, mas não é a única e estranha omissão de hardware. Também não há NFC ou suporte para banda 12 LTE (um grande negócio no T-Mobile). Obviamente, isso não é um telefone principal, mas esses ainda são recursos que o público poderia esperar.

A exibição em si é de 5,5 polegadas e 1080p de resolução. É uma tela AMOLED, então o que é preto é verdadeiramente preto, por exemplo. A exibição é capaz de 500nits de brilho, mas parece muito relutante em ir até lá. Em quase todos os níveis de luz, o ZenFone 3 Zoom parece mais fraco do que outros telefones.

As cores são sempre difíceis em AMOLEDs. Alguns painéis explodiram cores e outros ficam sujos.O balanço de brancos é um pouco quente, mas não tanto como para ser imediatamente perceptível. Ir com 1080p AMOLED em 5,5 polegadas irá economizar energia, o que parece bom o suficiente.

Câmera

Existem duas câmeras na parte de trás do ZenFone 3 Zoom, nenhum dos quais zumbem fisicamente. Ambos os sensores são de 12MP com abertura f / 1.7, mas um tem uma lente “regular” e o outro possui um zoom óptico incorporado de 2.3x. O aplicativo da câmera alterna entre estas câmeras sem problemas, então você não precisa escolher uma ou outra como você faz com as câmeras padrão e grande angular da LG.

Desempenho e bateria

O Asus ZenFone 3 Zoom está executando um Snapdragon 625. Não espere ver este chip nos telefones muito mais tempo – não que seja necessariamente um SoC ruim. Na verdade, alguns telefones como o Moto Z Play seguiram em frente admiravelmente com o 625. No entanto, outros ainda não foram otimizados. O ZenFone 3 Zoom fica em algum lugar intermediário. Não é completamente suave, mas é mais do que utilizável.

Às vezes, os aplicativos são um pouco lentos para abrir, mas, novamente, não é suficiente para tornar o telefone tedioso para usar. Muitas das performances medíocres são prováveis devido ao software. O telefone possui 3 GB de RAM enquanto outros telefones oferecem 4 GB ou mais. Ainda assim, este dispositivo parece manter as aplicações na memória durante o período de tempo apropriado (depois de desativar o gerenciador de RAM agressivo). Jogar no Snapdragon 625 parece ok – desde que seja um título mais simples. Os jogos 3D pesados ficarão agitados.

A vida da bateria é onde este telefone se destaca. Como de costume, tenha em mente que o uso de todos é diferente. A célula de 5,000mAh no Zoom ZenFone 3 conseguiu durar cerca de três dias completos de uso moderado. Esta é a vida útil da bateria mais forte que eu experimentei em um telefone Android. O ZenFone 3 Zoom deve gerar 16-17 horas de uso direto. Claro, isso não é uma quantidade de tempo realista para que alguém use um telefone continuamente. Isso pode mudar de 10-12 horas de tempo de tela ao longo de alguns dias. Mais uma vez, isso é fantástico.

Software

Talvez software seja o problema do Zenfone 3 Zoom e é a principal razão pela qual seria um problema recomendar este telefone para qualquer um. Ele vem com Android 6.0.1 Marshmallow, o que não está bem neste momento. O Nougat está disponível há mais de seis meses e, de alguma forma, a Asus não conseguiu encontrar o tempo para atualizar este telefone antes de o lançar? Isso preocupa em relação às perspectivas de atualização deste telefone, mas a Asus nunca foi ótima nas atualizações…

As configurações rápidas e as principais configurações do sistema são as mesmas que as que fizeram há alguns anos atrás. As cores são aparentemente aleatórias – alguns ícones são azuis, outros são verdes, um par é laranja e alguns são um tom de verde diferente. Não parece haver melhorias apreciáveis.

Por exemplo, a Asus está realmente enfatizando o gerenciador de inicialização de memória e de inicialização automática. O recurso de impulso é quase parcial para o curso hoje em dia. Muitos OEMs incluem algo parecido, mas há meia dúzia de maneiras de ativá-lo no Zoom ZenFone 3 (menu de configurações, configurações rápidas, atalho da tela inicial, visão geral e mais). Você bateu no botão e todas as suas aplicações fecham. As configurações padrão até ocultam aplicativos em segundo plano quando a tela está desativada, o que é uma ideia ainda pior. Isso não faz seu telefone mais rápido e é responsável por quebrar as coisas. Da mesma forma, o gerenciador de inicialização automática impede que todos os aplicativos instalados sejam iniciados em segundo plano sem a sua intervenção.

Conclusão

O ZenFone 3 Zoom provavelmente não é um telefone que seria para uso regular, mas isso não significa que seja ruim. Tem vários pontos fortes, que podem ser exatamente o que você está procurando. Tem a melhor vida útil da bateria de qualquer telefone Android. Isso é ótimo, mas o carregamento lento realmente limita o quanto a vida da bateria possa ser louvada. Três horas para recarregar um telefone, mesmo com uma bateria de 5.000mAh, não é aceitável em 2017.

A câmera poderia ser um forte ponto de venda para muitas pessoas: a função de zoom 2.3x oferece ao ZenFone 3 Zoom uma vantagem sobre outros telefones neste intervalo de preço. O desempenho na maioria das condições de iluminação é pelo menos competente e, às vezes, é excelente. A falta de estabilização óptica da câmera de zoom também é uma decepção.

 

2 Comentários

  1. Mais de 2 meses sem solução, 2 aparelhos com defeito (wifi caindo e linha branca), centenas de reclamações na internet do Zenfone 3 Zoom. Defeitos crônicos, aparecendo nas primeiras semanas de uso. Assistência demorada, falta de solução e esclarecimentos da Asus. Impressão que dá é que jogaram esse smartfone no mercado sem testar!

    Blogueiros, instagrammers, youtubers e jornalistas de tecnologia não falam nada sobre esses defeitos e reclamações. Será que é porque a Asus convidou eles para um cruzeiro de três dias pelo litoral carioca?? Estão bem quietinhos para não perder o cruzeiro do ano que vem??? [https://www.zoom.com.br/celular/deumzoom/lancamentos-asus-1-semestre-de-2017-asus-onboard-3]

    Frágil à quedas e contato com água/umidade e pra ajudar o design é escorregadio, desconfortável de segurar. Saída única de som e pequena, dependendo de como segura o telefone seu dedo abafa o som. Deve haver centenas de reclamações só da “Linha Branca na Tela” e eles continuam vendendo!

    Muito triste, para um telefone que poderia ser o melhor custo beneficio do mercado. Principalmente pela combinação de uma excelente bateria, velocidade, câmeras, funções diferenciadas, etc… Mas não, enrola o consumidor, Trocam por um, trocam por outro, até ele cansar e pedir o reembolso. Mas até lá seu dinheiro já foi muito bem investido por eles. E você só saiu perdendo.

    1. Que pena você ter passado tudo isso, Eric. Realmente é um aparelho que deixa a desejar um pouco. Tomara que a Asus resolva seu problema logo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.